top of page

Processo de Cidadania Italiana - Diferenças entre: Consulado Italiano no Brasil e "Comune" na Itália

1-Tempo e Custo: Como já vimos em postagem anterior, o custo em fazer pelo Brasil, através dos Consulados é bem menor, cerca de 300 Euro por pessoa da família e tempo de espera longo, enquanto que presencialmente na Itália o custo gira em torno de 3000 Euro por requerente, mas o tempo de espera gira em torno de 3 a 6 meses.


2-Tradução dos Documentos: Pelo Consulado tradução juramentada necessária somente dos requerentes à cidadania; Presencial em um Comune (cidade italiana), todos as certidões precisam ser traduzidas para o Italiano.


3-Retificação dos Documentos: Pelo Consulado as retificações obrigatórias são somente para as pessoas vivas e requerentes da Cidadania; Presencial em um Comune, totas as certidões precisam ser retificadas.


4-Pasta de Família: Alguns Consulados no Brasil permitem, o de SP não permite; Presencial em um Comune, a grande maioria dos Comuni permitem.


5-Carteira de Identidade: (Carta d'Identità) Não pode ser emitida pelo Consulado somente Presencial na Itália.


Consulado Italiano no Brasil Comune Italiana


Passaporte e Código Fiscal (seria o similar ao CPF no Brasil), pode ser emitido tanto no Consulado como presencialmente na Itália.


Qualquer que seja sua necessidade entre em contato por este canal ou pelo canais:

Facebook: https://www.facebook.com/eliscalvicidadania

Instagram: @eli_busca

28 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page