top of page

Decidiu por fazer o processo presencialmente na Itália? Uma recomendação importante sobre sua viagem



Para um processo presencial, é necessário declarar presença em território italiano, isto é, os procedimentos que precisamos fazer nos órgãos públicos italianos precisam da DATA DE CHEGADA em território Italiano, e isso é feito de 2 formas:


1) Com o carimbo que recebemos em nosso passaporte no primeiro país ao chegarmos na Europa. No caso de voo direto Brasil/Itália esse carimbo que determina a data da nossa entrada no país será na Itália, mas se for em um voo com conexão no país sede da companhia e este país pertencer à Lista Schengen ( https://europa.eu/european-union/about-eu/countries_pt ), e depois pegar outro voo para chegar na Itália, o carimbo será do país de conexão e não italiano.

a) Exemplo de carimbo quando o voo Brasil/Itália (Roma) é direto:

Note que acima à esquerda tem a letra I a data no centro e abaixo o aeroporto de Roma (Fiumicimo).


b) Exemplo de carimbo quando o voo Brasil/Itália é com conexão na Espanha (Madri):


c) Exemplo de carimbo quando o voo Brasil/Itália é com conexão em um país que não faz parte da Lista Schengen – Inglaterra (Londres) e depois também é feito na Itália (Roma):

Observe que nos exemplos a) e c) existe o carimbo de entrada na Itália, portanto a Data de Entrada na Itália está determinada e nos órgãos italianos basta apresentar o passaporte e fazer a cópia da folha onde está o carimbo, mas no exemplo b) não demonstra a Data de Entrada na Itália, portanto não temos como comprovar a chegada em território italiano. Neste caso, existe a segunda forma:


2) O governo italiano criou um procedimento conhecido como Dichiarazione di Presenza (Declaração de Pre­sença - Farei uma postagem para explicar o preenchimento desse formulário), um formulário de deve ser preenchido e carimbado na Questura (Delegacia de Polícia Italiana).


Conselho: embora tenhamos essa forma de declarar nossa presença na Itália, EVITE!!!! O Ufficio Immigrazione na Questura é um local onde se encontram filas gigantescas de imigrantes de todas as regiões do planeta solicitando vistos de permanência, renovações, etc...

Esse momento é um dos mais complicados do processso, principalmente se feito sem um assessor.

Portanto, sempre escolha voos diretos ou que façam conexão em países que não pertençam a Lista Schengen.


Mais informações entre em contato por este ou pelos meus canais:

Instagram: @eli_busca




149 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page