top of page

CNN - Certidão Negativa de Naturalização

Atualizado: 10 de jul. de 2023

A Certidão Negativa de Naturalização é o documento que comprova que o antenato não se naturalizou brasileiro. É um documento obrigatório para o processo de Cidadania Italiana emitido diretamente pelo site do Ministério da Justiça do Brasil. Deve conter o nome do requerente, todas as variações do nome do antenato (nomes que se encontram em todas as certidões e que devem ser retificados para o nome original que está na Certidão Italiana (Estratto di Nascita ou Certificato di Battesimo), o nome dos pais do antenato que constam da mesma Certidão Italiana e a data de nascimento. Após a emissão da Certidão, no mesmo site deve-se autenticá-la para que tenha validade.

Todo esse processo é on-line e de fácil acesso e simples de executar.

No exemplo a seguir, a primeira imagem é da CNN que eu mesma fiz para o meu processo em 2017. Notem quantas variações tem o nome do meu bisavô!!!!. Na segunda imagem, é a autenticação do Ministério da Justiça.

As informações abaixo foram tiradas do próprio site do Consulado Italiano em SP e são respostas para algumas perguntas importantes e que devemos nos atentar.

__________________________________________________________________________________

*** Caso meu ascendente tenha se naturalizado, a família perde o direito ao reconhecimento da cidadania italiana? Caso o ascendente italiano tenha se naturalizado brasileiro, o fato não prejudicará o direito ao reconhecimento da cidadania italiana aos próprios descendentes, desde que seus filhos tenham nascido ANTES do decreto de naturalização

*** Meu ascendente italiano se naturalizou. O que devo apresentar? A segunda via original e recente do Certificado de Naturalização, emitido pelo Ministério da Justiça brasileiro http://www.justica.gov.br/acesso-a-sistemas/e-certidao

*** Meu ascendente italiano não se naturalizou. O que devo apresentar? A Certidão Negativa de Naturalização, emitida pelo Ministério da Justiça brasileiro http://www.justica.gov.br/acesso-a-sistemas/e-certidaoEsta certidão deverá reportar todas as eventuais variações de grafia de nome e/ou sobrenome do ascendente italiano que constem ou tenham constado (em caso de retificação) nas certidões de registro civil brasileiras. No caso de ascendente vivo, a Certidão Negativa de Naturalização poderá ser substituída pela cópia da Carteira de Identidade para Estrangeiros (RNE)..


Segue o site para emissão da CNN e da Autenticação:


Caso tenha alguma dúvida, entre em contato aqui pelo site ou por um de meus canais:

Instagram: @eli_cidadania_italiana

Facebook: https://www.facebook.com/eliscalvicidadania

69 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page